domingo, 5 de março de 2006

(en)levando

tem coisas que, vou te contar, viu, tá, fechei a cara quando acenderam um cigarro num lugar fechado bem na minha frente, mas não me lembro de ter sorrido tanto assim num show antes, tirando showzinho de rock, claro, não conseguia nem cantarolar o quase-nada que sabia, era cantar ou sorrir, e parece que meus lábios de repente tinham vontade própria, o que geralmente me incomoda, hum, aquele conto do Cortázar em que uma das mãos, ou as duas mãos mesmo, não me lembro, do narrador-protagonista, é, narrador-protagonista, disto tenho quase certeza, então, ele de repente perde o controle sobre ela, ou elas, que seja, e não no sentido de alguma doença como o, bate-na-madeira, Parkinson, por exemplo, coitado do meu vô, agora me deu vontade de reler o conto, mas eu tava falando sobre o show e sobre como ele me fez sorrir, uma coisa meio gradual, no começo não era bem um sorriso, mas no final já era o sorriso, entendem, e se eu estivesse com saco pra isso hoje até me desafiaria com a metáfora-clichê da flor, mas quero falar das risadas, sim, risadas, nem eu acredito, e de como não resisti e aproveitei o aplaudir-de-pé do primeiro bis pra continuar de pé no segundo bis e, discretamente, é verdade, desmaiar, se matar não dava, aquela vontade de dançar que tava me dando

Teleco-teco - Vinicius de Moraes - Sempre que ela passa / Num passinho ligeiro, teleco-teco / Lá vai ela no passinho ligeiro / Todo mundo diz, teleco-teco / Meu Deus, quanta graça! / Mas logo alguém diz, teleco-teco / Que carinha fechada / Que não dá uma bola / Não ri pra piada / Não quer mesmo nada / Sempre que ela passa / Mas eu sei por quê, teleco-teco / Ela só anda assim, teleco-teco / Num passinho brejeiro, tiquinho, trançado / É porque ela sabe que conversa não dá resultado / De modo que guarda muito bem guardado / Aquele teleco-teco todinho pra mim / Porque ela guarda aquele teleco-teco todinho pra mim...

Todo o sentimento - Chico Buarque - Preciso não dormir / Até se consumar / O tempo da gente / Preciso conduzir / Um tempo de te amar / Te amando devagar e urgentemente / Pretendo descobrir / No último momento / Um tempo que refaz o que desfez / Que recolhe todo o sentimento / E bota no corpo uma outra vez / Prometo te querer / Até o amor cair / Doente, doente / Prefiro então partir / A tempo de poder / A gente se desvencilhar da gente / Depois de te perder / Te encontro com certeza / Talvez num tempo da delicadeza / Onde não diremos nada / Nada aconteceu / Apenas seguirei / Como encantado ao lado teu...

Vai levando - Chico Buarque e Caetano Veloso - Mesmo com toda a fama / Com toda a brahma / Com toda a cama / Com toda a lama / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando essa chama / Mesmo com todo o emblema / Todo o problema / Todo o sistema / Todo Ipanema / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando essa gema / Mesmo com o nada feito / Com a sala escura / Com um nó no peito / Com a cara dura / Não tem mais jeito / A gente não tem cura / Mesmo com o todavia / Com todo dia / Com todo ia / Todo não ia / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando essa guia / Mesmo com todo rock / Com todo pop / Com todo estoque / Com todo Ibope / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando esse toque / Mesmo com toda sanha / Toda façanha / Toda picanha / Toda campanha / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando essa manha / Mesmo com toda estima / Com toda esgrima / Com todo clima / Com tudo em cima / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando / A gente vai levando essa rima / Mesmo com toda cédula / Com toda célula / Com toda súmula / Com toda sílaba / A gente vai levando / A gente vai tocando / A gente vai tomando / A gente vai dourando essa pílula


(regra, teve também o de sempre, dois Conhecidos e outra sandália que eu não devia ter colocado, exceção, teve também o de nunca, um Desconhecido e outra vontade que eu não devia ter ignorado)
(não posso deixar de dar créditos à Miúcha, claro, e mesmo à cantora que dividiu parte do palco e dos aplausos com ela e de cujo nome não me lembro, que horror)