domingo, 16 de novembro de 2008

De fato(s)

Encontrado por acaso ao passar em revista, página por página devido à desconfiança de um certo Dom cheio dos defeitos, o nosso Herói Sem Nenhum Caráter:
.
"Macunaíma não é símbolo nem se tome os casos dele por enigmas ou fábulas. É um livro de férias escrito no meio de mangas abacaxis e cigarras de Araraquara, um brinquedo. Entre alusões sem malvadeza ou seqüência desfatiguei o espírito nesse capoeirão da fantasia onde a gente não escuta as proibições os temores, os sustos da ciência ou da realidade - apitos dos polícias, breques por engraxar. Porém imagino que como todos os outros o meu brinquedo foi útil. Me diverti mostrando talvez tesouros em que ninguém não pensa mais."
.
E a prova (no) final:
.
"Araraquara 19 de dezembro de 1926
.
... pra que não viessem cadenciar minhas lutas, umas noites dormidas bem (umas noites dormidas com calma)."
.
1926, abacaxis, mangas, cigarras e, creio eu, umas noites dormidas bem: só podia ser Araraquara mesmo - capoeirão da fantasia, pois sim.
.
Quanto ao outro "fato", o de que (cito) "o brasileiro não tem caráter", bem, deixo pra (verificar) depois (que já são 02h30 passadas e preciso voltar à limpeza e à catalogação dos meus livros, sim).
.
(créditos: o Mario - trecho final originalmente incompleto e trecho total originalmente "impontuado", digamos - invençõezinhas moderni[sti]nhas, pois não)